Itapuranga reinaugura Sala do Empreendedor com serviços da Receita Federal e aposta em novo ciclo econômico

Espaço modernizado amplia atendimento aos empresários e leva Ponto de Atendimento Virtual para o município

Itapuranga reinaugura Sala do Empreendedor com serviços da Receita Federal e aposta em novo ciclo econômico

Itapuranga passou a contar com uma Sala do Empreendedor renovada e integrada a um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, inaugurado na sexta feira, 16 de janeiro. O novo espaço amplia o acesso a serviços essenciais e promete facilitar a rotina de empresários, autônomos e cidadãos que dependem de atendimentos fiscais e orientações para seus negócios.

A reinauguração marca uma mudança prática no dia a dia da cidade. Com estrutura mais adequada, a Sala passa a concentrar orientações empresariais e serviços federais no mesmo endereço, reduzindo deslocamentos e aproximando o poder público da população empreendedora local.

O gerente regional Oeste do Sebrae Goiás, Flávio Vilhalba, acompanhou a solenidade e destacou o impacto direto da parceria. “Com a reinauguração, a sala passa a ter um espaço mais adequado e com uma grande parceria. Os serviços que o PAV oferta para os cidadãos irão complementar o trabalho que a Sala do Empreendedor realiza na cidade e o empreendedor local terá mais comodidade no seu dia a dia”, afirmou.

A proposta, segundo o Sebrae, é transformar o espaço em ponto de apoio contínuo para quem empreende ou deseja abrir um negócio. A presença do PAV fortalece esse atendimento ao integrar demandas fiscais e orientações empresariais no mesmo ambiente.

Parceria amplia acesso e reduz deslocamentos

O prefeito Paulinho Imila avaliou a reinauguração como um avanço concreto para o município. “A sala nos aproxima, oferece essa condição ao nosso povo, aos pequenos e médios empresários, facilita. Isso atrai também investidores. Nós temos que considerar que Itapuranga já não é mais um distrito da cidade de Goiás. Somos um município independente, já emancipado há mais de 50 anos, então a gente tem que trabalhar aqui dentro, oferecer condições.”

O gestor ressaltou ainda o impacto direto da Receita Federal no cotidiano da população. “Essa parceria da Receita Federal é muito positiva, e trará muitas facilidades à população para acessar serviços como regularização de CPF e emissão de certidões. Não posso deixar de destacar a parceria com o Sebrae, pois hoje a razão da gente ter a Sala do Empreendedor foi graças à parceria com a entidade.”

Representando a Delegacia da Receita Federal em Goiânia, o assistente José Alves Pessoa explicou que o PAV foi criado justamente para descentralizar atendimentos. “Eles não precisam mais deslocar para poder conseguir alguns serviços da Receita Federal. O objetivo da Receita Federal é facilitar esse atendimento e o PAV foi criado para isso.”

Segundo ele, a iniciativa atende principalmente quem enfrenta dificuldades com canais digitais. “Hoje a gente sabe que os serviços da Receita estão disponíveis nos canais digitais, mas sabemos também que uma parcela grande da população que às vezes não tem acesso a esse mundo digital. Então o PAV vem nesse sentido de auxiliar essas pessoas”.

Sala se torna elo entre poder público e comércio

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Christalino Lima de Aquino, o novo formato da Sala fortalece a relação com a comunidade. “A Sala do Empreendedor é um suporte para os empreendedores de Itapuranga e agora com o PAV a população vai economizar tempo já que não precisará viajar mais para resolver algumas questões da Receita Federal”, destacou.

A iniciativa também foi comemorada pelo setor lojista. O presidente da CDL, Caio Cesar Ferreira Ribeiro, afirmou que o ambiente cria condições reais para o crescimento empresarial. “Por isso, essa inauguração simboliza compromisso com o desenvolvimento. Quero também reforçar a importância da parceria entre município, CDL e Sebrae. Estamos prontos para caminhar juntos, colaborar com projetos, ações e iniciativas que fortaleçam o comércio e tragam resultados concretos para toda a população”.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Avelino, lembrou que a demanda por esse atendimento é antiga. “Há anos que nós viemos lutando para conseguir esse benefício para a Itapuranga. Todo documento que precisava da Receita, a gente tinha que deslocar para a cidade de Goiás.”

Para o vereador, o impacto será imediato. “Acredito que agora 70% a 80% da demanda vai ser resolvida aqui. Então nós só temos que parabenizar o Sebrae, a Receita Federal, o prefeito, a Câmara de Vereador, o CDL, toda a comunidade de Itapuranga por esse grande benefício”, concluiu.

Copyright © 2025 // Todos os direitos reservados.